O COLÉGIO SÃO CARLOS atua no setor de Educação desde 1975. Com sua proposta pedagógica, pretende redimensionar o conceito de Educação, fazendo com que os valores e princípios que a fundamentam não se distanciem da prática, antes que permeiem os vários objetivos e ações estabelecidos. A prática pedagógica permite que o processo ensino-aprendizagem seja desenvolvido à luz de uma nova abordagem das relações sociais. Este processo é efetuado de forma a permitir que o indivíduo “construa conhecimento”, valorizando-se assim as iniciativas pessoais, o trabalho coletivo, a liberdade de se expressar e de ser ouvido, num convívio de permanente respeito mútuo, onde a dignidade e os direitos humanos sejam resguardados.

A Metodologia de Ensino é dinâmica, funcional e eficaz, sendo que através da vivência e da construção do conhecimento, o educando é levado a trabalhar sua globalidade e identidade, como um ser atuante em sintonia com a sociedade.

A Visão de ser uma Escola reconhecida pela excelência na qualidade de ensino e pela formação do cidadão realizado, consciente e transformador do meio em que vive.

Tem como missão promover a formação acadêmica e humana que desenvolva harmoniosamente as habilidades e competências cognitivas, afetivas, sociais e espirituais.

Valores fundamentais e presentes na Escola: Honestidade, Espírito Crítico, Verdade, Responsabilidade, Justiça, Autonomia, Ética, Disciplina, Integridade Criatividade.

 O trabalho escolar é baseado nos princípios de respeito, liberdade, compromisso e solidariedade, tem como meta o desenvolvimento integral do educando, isto é, objetivando não só os conteúdos programáticos mas, principalmente  as  habilidades, preparando-o para atuar como cidadão consciente e qualificando-o para um trabalho útil à sociedade através de um ensino ativo onde se estimula a criatividade e análise crítica.